Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Fascite plantar e o esporão do calcâneo.

        Bom dia queridas amigas!!!!
        Como prometido aqui esta o estudo sobre fascite plantar e o esporão do calcâneo.


A fascite plantar não é a mesma coisa que esporão do calcâneo.
Quando ocorre a lesão próximo ao osso, este pode tentar se curar produzindo osso novo. Isto resulta no desenvolvimento de um esporão de calcâneo. Sem a espora a condição é chamada de fascite plantar, apenas a lesão muscular. O esporão calcâneo é uma formação óssea reativa em forma de esporão (espícula óssea), localizada na face plantar do calcâneo (osso do pé). Pessoas com esta patologia têm dor na região plantar sob o calcâneo.
Alguns artigos dizem que o esporão é conseqüente da fascite plantar. O esporão do calcâneo faz parte do quadro e se caracteriza por um crescimento ósseo no calcâneo, mas é importante salientar que o esporão não ocorre na fáscia plantar e sim no músculo flexor curto dos dedos, o qual é adjacente a fáscia. Apenas 50% das pessoas com fasciíte têm esporão e 10% das pessoas sem dor no calcâneo também tem esporão.
Raio-X lateral
 demonstrando o calcanhar
 acometido do esporão do calcâneo,
 complicação da Fascite plantar.

Sintoma

Suas manifestações caracterizam-se pela dor local e ao redor da base do calcâneo e no arco plantar, principalmente ao levantar-se da cama, ou após um período de repouso. A dor é crônica e melhora após a movimentação. Sendo reincidente e diária.



Causas
A fascite plantar é resultado de uma desordem nas fibras da aponeurose plantar, causada possivelmente por anomalidades anatômicas e uso excessivo. Outros fatores podem estar associados a mesma, tais como: a falta de flexibilidade do arco longitudinal e a rigidez das musculaturas da panturrilha, assim como o uso de calçados inadequados e o aumento do tamanho do passo durante a caminhada ou corrida, já que é uma anomalia comum entre corredores.


Fatores de risco

  • Corridas de longa distância.
  • Calçados inadequados à curva do pé ou frouxos.
  • Obesidade.
  • Permanência por longos períodos em pé.
  • Danças, incluindo especialidades como o ballet e danças aeróbicas.

Espero que tenham gostado caso vocês queiram saber sobre algo deixe seu comentário que terei o maior prazer em pesquisar e tirar as suas dúvidas.
      Não posso deixar de dizer que os créditos são da: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fascite_plantar

Amanhã falaremos sobre tratamentos caseiros para tratar seus pés....
Afinal não adianta você estar com uma havaiana linda no pé e seus pés não estarem saudáveis.... 
Não perca as dicas!!!
Bjkas Day.

Nenhum comentário: